SERTÕES

Foi na icônica Praça Ayrton Senna do Brasil que o Sertões revelou o seu roteiro de 2023. A escolha não poderia ter sido melhor, já que a edição 2023 é ainda mais centrada na figura dos competidores.

Prova disso é o inédito formato em laço, que será mais econômico para as equipes e mais técnico para os desafiantes, a criação da categoria L200 Triton Sport R, que irá premiar os competidores que pilotam a icônica máquina da Mitsubishi e a adesão das planilhas eletrônicas, trazendo inovação para o meio da poeira.

Em meio a tantas novidades, o roteiro de 2023 será um dos mais duros da história do trintão Sertões. Tendo o Brasil como palco e os competidores como as estrelas do espetáculo, a “margarida sertaneja” conta com 3.800 km, sendo 2.080 km cronometrados.

O palco do Sertões se ilumina de 11 a 19 de Agosto e promete desafiar até os mais cascudos com especiais técnicas, travadas e capazes de mudar os rumos da prova a cada km.

Já apelidado de “duro e tinhoso”, o roteiro 2023 larga de Petrolina/PE, onde fica em duas especiais em laço, parte para a etapa maratona em direção a Xique-Xique/BA, voltando  para Petrolina/PE novamente e ruma para o Ceará passando por Crato/CE, Sobral/CE, Cruz/CE, quando chega na paradisíaca na Praia do Preá.

ROTEIRO

O roteiro do Sertões 2022, o 30º da história, foi audacioso, no espírito de unir o Oiapoque ao Chuí ou, com a devida licença poética, o Paraná ao Pará, atravessando todas as regiões e biomas de um país-continente. Foi o maior Sertões de todos os tempos, disputado em 15 dias, passando por 8 estados e 14 cidades. Ao proporcionar um desafio inédito em distância e quilometragem, a organização resgatou locais, especiais e dificuldades que se tornaram lendários nessas três décadas, ao mesmo tempo em que revelou novos tesouros brasileiros. Dos mais de 7.202 km totais, cerca de 60% foram cronometrados, o que fez da prova o maior rally do mundo em trechos contra o relógio.

Tudo começou na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai. Foz do Iguaçu foi o palco do prólogo, junto ao Parque Nacional das Cataratas; e do Super Prime, que reuniu os oito melhores de cada modalidade (Carros, Motos e UTVs) em um circuito justamente onde os três países se encontram.
Ainda em solo paranaense, os competidores rumaram para Umuarama, por entre retões e muitos saltos. A segunda etapa terminou em Presidente Prudente (SP), região Sudeste, com direito a uma recepção à caravana estimada em mais de 20 mil pessoas. Terceiro dia e terceira região diferente: o Centro-Oeste, com a chegada da etapa em Campo Grande. E de lá para Costa Rica, a capital sul-matogrossense dos esportes de aventura. Quinto dia e uma das mais extensas especiais da história levou os participantes a Barra do Garças, já no Mato Grosso.

Um percurso tão extenso, inclusive com a divisão em Sertões Sul e Norte para quem não pôde fazer a prova completa, exigiu duas etapas Maratona (em que apenas os competidores podem fazer a manutenção dos veículos ao fim do dia). A primeira delas foi aberta com a perna entre Barra do Garças e São Félix do Araguaia. E concluída com a passagem pela Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta, até a chegada a Palmas, que marcou o dia de descanso. Da capital tocantinense foi a vez da segunda Maratona, no sempre temido Jalapão e seus caminhos de areia. Mateiros foi a cidade-dormitório, a caminho de Bom Jesus, no Piauí, a escala nordestina da aventura.

Nela, uma etapa em laço brindou pilotos e navegadores com as belezas dos Cânions do Viana. Caminho do Maranhão na 11ª etapa, concluída em Balsas. Imperatriz, ainda no estado, foi a antepenúltima parada, de onde motos, carros, UTVs e quadriciclos rumaram para Paragominas, já no Pará. Faltava pouco para completar o mais longo Sertões de todos os tempos: o mar de Salinópolis consagrou todos aqueles que superaram o desafio, e especialmente os campeões.

Aguarde, em breve traremos toda a programação!
EDIÇÕES ANTERIORES
QUERO SER VOLUNTÁRIO

O trabalho voluntário é fundamental para o sucesso dos eventos Sertões. É dividido por áreas e o candidato pode participar de diversas formas. A organização oferece alimentação, transporte, hospedagem e roupas oficiais.


CIDADE ANFITRIÃ
Cidade Anfitriã é o nome dado à cidade que recebe a caravana do Sertões. Para fazer parte do roteiro, a cidade precisa ser selecionada pela organização e oferecer a infraestrutura necessária para as ações que demandam a realização de um grande evento. Nosso objetivo é engajar a comunidade local e para juntos construirmos a Vila Sertões, com concursos, gastronomia, artesanato, cultura e turismo. Interessados em ser uma cidade anfitriã, entrar em contato pelo email [email protected]