No ano de comemoração da 30ª edição, Sertões BRB amplia roteiros turísticos.  Nove empresas homologadas levam mais de 200 pessoas em grupos de carros e motos para acompanhar o maior rally do mundo de um jeito único. 

 

Participar do maior rally do mundo é para poucos. Mas não é restrito apenas aos competidores. No Sertões também tem uma galera que se aventura por um Brasil que poucos conhecem para viver experiências proporcionadas pela competição. Esses apaixonados por aventura fazem parte das expedições homologadas pelo Sertões BRB. Em 2022 foram nove grupos: sete de carros e dois de motos, somando mais de 200 pessoas. A grande vantagem é ter o privilégio de seguir o roteiro da prova com segurança e podendo ter acesso exclusivo no meio das especiais onde os competidores passam.

 

A experiência de cada líder de Expedição garante aos viajantes a logística ideal. Cada grupo tem a sua programação, mas todos têm como atração principal as experiências proporcionadas pelo Sertões BRB e seus trajetos, de revelar as riquezas ocultas de um Brasil de muitas cores, sabores e povos.

O organizador da expedição 4×4 Aventura, Renato Perotti, já está em seu 20º Sertões e no sétimo ano levando os apaixonados pela competição a vivenciar as emoções do evento. No primeiro dia, os expedicionários fizeram um tour pela Vila Sertões, conheceram os competidores, as equipes e os mecânicos. Cada dia é uma experiência. Tem até largada com direito a regressiva e planilha, para seguir parte do trecho da especial e andar no trecho onde os competidores passam. A programação inclui turismo e acompanhamento das especiais, normalmente com churrasco envolvido. A paixão pelo Sertões une os viajantes, cria laços e forma novas amizades. Cada dia, um grupo de uma diferente região do Brasil assume a cozinha e a expedição se transforma em uma grande família.

De moto ou de carro, com pouso em hotéis, acampando em meio à especial ou na Vila Sertões. As expedições do Sertões BRB têm estilo para todos os gostos e idades. Entre os participantes da Gaia Expedições, uma senhora de cabelos brancos e olhos velozes andava curiosa apoiada pela bengala em pleno Cânions do Viana (PI). Aos 80 anos, Sabine Schmidt Gallas, é a parceira do filho Ralph Schmidt Gallas Blonder em aventuras 4×4. Com uma tranquilidade que só a experiência de vida traz, ela não se assustou com o convite do filho para acompanhar todo o trajeto do maior rally do mundo e assistiu a especial fazendo bordado. Só parava a tarefa para espiar atenta a passagem de cada competidor.

A Gaia Expedições também cumpriu todo o trajeto do Sertões BRB, de Foz do Iguaçu à Salinópolis com 19 carros e quase 40 participantes. Foram 18 dias de uma experiência premium que contou com programação turística e também acompanhamento das provas. Para o organizador, Marcelo Fuzinato, o ponto alto de uma expedição no Sertões  é a magia em participar de tudo que acontece na competição, estar no mesmo lugar que os pilotos e suas equipes, e ao mesmo tempo vivenciar lugares inusitados do Brasil.

 

Confira as expedições homologadas pelo Sertões:

4×4 Aventura: fez o Trecho Sul, Trecho Norte e Sertões Completo. Ficaram acampados na Vila Sertões e em outros locais ao redor de cachoeiras e da natureza. No total, foram 51 carros e mais de 80 pessoas participando nos três trechos. Os inscritos optaram por expedições de cinco dias parte Sul, cinco dias parte Norte e alguns fizeram o trecho completo.

4×4 Por Diversão: grupo formado por 16 pessoas que saíram de Brasília. Passaram pelos acampamentos indígenas Fontoura e Santa Isabel, onde tiveram experiência com os índios e viram as especiais no Jalapão.

Gaia Expedições: grupo formado por 38 pessoas que fez o Trecho Completo do Sertões BRB: uma experiência premium. A programação incluiu turismo e os participantes também assistiram as especiais. Entre os locais visitados estiveram a região dos Três Morrinhos próxima a Presidente Prudente (SP), cachoeiras na região de Costa Rica (MS), a Serra do Roncador ao lado de Barra do Garças e o Sul Jalapão, além dos Cânions do Viana (PI) e a chegada nas praias em Salinópolis (PA).

Planeta 4×4: Expedição com 18 pessoas, fez o Trecho Sul, finalizando seu percurso em Palmas (TO). Acamparam sempre nas Vilas Sertões e trouxeram um chef de cozinha que preparou as refeições do grupo durante todo o trajeto, o foco dessa expedição era acompanhar de perto as especiais em lugares turísticos.

TSP 4X4: Grupo com 19 pessoas. Fez o trecho Norte, passando por lugares especiais como a Chapada das Mesas e a visita a Cachoeira do Santuário no Maranhão, além do Jalapão e os Cânions do Viana. A programação priorizou o turismo, mas também incluiu momentos para assistir as especiais.

Viver Off-Road: a expedição saiu de Recife (PE) e fez o Trecho Norte. Foram 10 pessoas que ficaram em hotéis e contaram com uma programação turística e que incluiu momentos para acompanharem as especiais.

Honda RedRider: Grupo com 20 motos Africa Twin apoiados pela Honda. Fizeram o Trecho Sul, Trecho Norte e Sertões Completo. Se hospedaram em hotéis em todo o percurso.

Tagino Adventure: Grupo com 15 motos multimarcas que fizeram o Trecho Sul, Trecho Norte e Sertões Completo, incluindo o Oiapoque.  Os participantes se hospedaram em hotéis durante todo o percurso e priorizaram o turismo.

Adventure Moto Trips: percorreu o Trecho Norte com foco em acompanhar as especiais.

 

 

O eles disseram:

Renato Perotti, organizador da Expedição 4×4 Aventura

“É uma categoria que experimenta o Brasil. Não são pilotos frustrados, são fãs dos pilotos. O rally cross country nasceu de equipes e amigos tentando cruzar os campos e chegar ao final, por isso que aqui todo mundo ganha medalha, porque todo mundo faz o desafio de cruzar o Brasil de uma maneira diferente. Chegamos no meio da especial, armamos acampamento e fazemos comida com a noite estrelada em um programa colaborativo. Dormimos ali mesmo e somos acordados com o ronco da primeira moto. Ali cada um tem uma cultura, um sotaque e uma história. Eles compartilham seus diferentes costumes e se aproximam com a paixão que eles têm pelo Sertões”.

 

Renan Baumgartner, participante de Santa Rosa (RS) e cliente da 4×4 Aventura

“É uma experiência que nos levou para dentro do Sertões. Acampamos na Vila Sertões junto com os pilotos e suas equipes e também em meio a prova, onde tivemos a oportunidade de vivenciar o maior rally do mundo, de conhecer e conversar com os pilotos e navegadores, que foram muito atenciosos e educados. Alguns até foram jantar conosco no acampamento da ‘categoria churrasco’ como carinhosamente fomos batizados”.

 

Douglas Anzolin, participante de Curitiba (PR) e cliente da Tagino Adventure

“Fizemos moto turismo com a Tagino Adventure e foi uma experiência inesquecível, difícil de dimensionar. Passamos por vários lugares diferentes. Nas Vilas, confraternizamos com o pessoal que competiu, vimos de perto o trabalho e estrutura das equipes. É uma experiência diferente, você não participa das provas, mas participa do complexo todo. Ganhamos até uma medalha do Sertões 30 anos”.

 

Sabine Schmidt Gallas, participante de 80 anos da Gaia Expedições

“É muito legal, já fiz várias viagens com o meu filho. De vez em quando a gente se bica um pouco, mas vai tudo bem (risos). Para mim, aos 80 anos, estar participando do maior rally do mundo é uma glória, chique demais. Fico fazendo meu bordado e só paro na hora que os carros passam.”

 

Marcelo Fuzinato, proprietário da Gaia Expedições

“O grande barato disso tudo é que os participantes se sentem dentro da competição. Eles são credenciados, têm acesso a lugares especiais para ver a prova, estão cada dia em um lugar, vivenciando tudo que acontece dentro da Vila Sertões, no mesmo lugar onde estão os pilotos e as equipes. Outro ponto é vivenciar o que o Sertões revela de lugares especiais para o turismo. Fazer expedição no Sertões é essa mágica de ver os pilotos, os carros e as coisas acontecendo, mas ao mesmo tempo ter revelado para si um Brasil que pouca gente conhece”.

 

João Corrêa, organizador da Expedição TSP 4×4

“Foi uma experiência fantástica e não envolve só a competição, pois é possível  conciliar a vivência dessa grandiosidade que é o Sertões e também visitar lugares magníficos do Brasil. É uma experiência muito além do que nós oferecemos normalmente aos nossos clientes. Os expedicionários foram premiados pelo Sertões, receberam crachá e o mesmo tipo de numeral dos pilotos. Isso tudo faz com que os clientes se sintam parte do evento. Quando chegamos a Salinópolis e subimos na rampa todo mundo estava muito emocionado e feliz, um cliente chorou, eles me carregaram para cima, foi indescritível.”

 

Fernanda Hummel, coordenadora das Expedições Sertões BRB

“Em 2022 as Expedições Sertões foram ampliadas. Passamos a ter mais operadores homologados, diversificando assim os tipos de público e programação. São diversas opções, mas todas mesclando o acompanhamento da competição com a visitação a destinos turísticos. Hoje as Expedições Sertões possibilitam que mais pessoas tenham a oportunidade de fazer parte dessa prova, que é o maior rally das Américas e este ano tornou-se o maior do mundo. Para 2023, nossa meta é ampliar ainda mais essa dimensão e trazer ainda mais os expedicionários para dentro do evento.”

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Mais informações sobre as Expedições – Fernanda Hümmel – [email protected]

 

 

Comunicação Sertões BRB

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Aline Ben da Costa

51.98135 2231

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES