Braço social do Sertões, startup que leva medicina de qualidade às cidades na rota do rally, atinge marca de 17.365 atendimentos durante a 30ª edição do Sertões encerrada no último dia 10/9. 

 

O Sertões BRB, que este ano se tornou o maior rally do mundo ao atravessar o Brasil de Sul a Norte passando pelas cinco regiões, 8 estados, 14 cidades, tem mais um motivo para se orgulhar. Seu braço social, a SAS Brasil, startup social que chegou a sua 10ª edição com o Sertões levando medicina de qualidade para os lugares mais remotos do país, superou a meta estabelecida inicialmente, atingindo a marca de 17.365 atendimentos nesta edição, realizada de 26/8 a 10/9. Além de beneficiar milhares de pessoas através dos atendimentos realizados em 12 especialidades, o projeto também impactou a vida dos voluntários que participaram da expedição.

 

Acompanhando a rota do Sertões BRB, a SAS Brasil realizou atendimentos nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Barra do Garças (MT) e Salinópolis (PA). O Sertões BRB largou de Foz do Iguaçu (PR) e terminou em Salinópolis (PA). No total, foram mais de sete mil quilômetros rodados.

Em 2022, a SAS Brasil contou com mais de 150 voluntários. Desses, 26 marcaram presença durante todo o percurso. Outras 20 pessoas acompanharam a ação à distância, realizando atendimentos através do telessaúde.

A caravana da SAS Brasil foi composta de duas unidades móveis de saúde, montadas em carretas equipadas com consultórios especializados, dois carros de apoio e um ônibus. No total, foram 12 especialidades de saúde oferecidas: odontologia e oftalmologia infantil, neurologia, ginecologia, reumatologia, radiologia, dermatologia, endocrinologia, cardiologia, psicologia e nutrição e pediatria.

 

Em números gerais:

– 17.365 atendimentos (soma de triagens, consultas, exames e procedimentos) realizados.

–  414 óculos prescritos para as crianças atendidas no projeto Ver Magia.

– 64 profissionais de saúde capacitados.

– 1.160 crianças atendidas nas áreas de odontologia, odontopediatria, nutrição e pediatria. Em algumas cidades, foi realizado o encaminhamento para acompanhamento em saúde mental e outras especialidades como endocrinologia e neurologia.

– 1.246 atendimentos dermatológicos, incluindo cirurgias de remoção de câncer de pele.

– 598 atendimentos ginecológicos, incluindo ultrassonografia obstétrica e inserção de DIU.

– Em várias cidades o projeto zerou as filas de espera do SUS para as especialidades de reumatologia, neurologia, endocrinologia e dermatologia, entre outras.

– Nesses 10 anos com o Sertões, já são mais de 50 mil quilômetros rodados, 60 mil pessoas beneficiadas e 1500 óculos doados

 

O que eles disseram:

Dra. Adriana Mallet, CEO da SAS Brasil

“A 10ª Expedição Sertões foi uma edição histórica e muito importante para a SAS Brasil. Batemos recorde de atendimentos e zeramos as filas de espera do SUS para especialidades como dermatologia, oftalmo pediatria, neurologia e reumatologia nas cidades em que passamos. Em 2013, éramos apenas 8 amigos, duas caminhonetes e um enorme sonho de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil e nem poderíamos imaginar que uma década depois teríamos essa dimensão e impacto”.

Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões BRB

“Esse é um trabalho que nos enche de orgulho. Estabelecemos a meta de 16 mil atendimentos quando desenhamos o roteiro e fomos em busca de viabilizar essa meta. Tudo isso só foi possível graças ao engajamento de vários competidores, empresas e um time de colaboradores incansáveis para fazer isso acontecer. A gente não só transforma a vida das pessoas levando medicina gratuita e de qualidade, mas nós também saímos transformados com esse trabalho.”

 

Stéphanny Christine Murta Alves, voluntária médica oftalmologista  

“O projeto, para mim como oftalmologista, é muito lindo e gratificante. O que me surpreendeu mais foi o carinho com a gente. Às vezes as crianças mais tímidas vinham nos abraçar felizes porque agora elas estão enxergando. É uma energia única realizar esse trabalho”

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

 

Comunicação Sertões BRB 30 anos

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Aline Ben da Costa

51.98135 2231

 

 

 

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES