Mulheres não se intimidaram em uma edição épica, que atravessou oito estados com 14 etapas e mais de sete mil quilômetros de percurso. Três delas comemoraram a vitória em suas categorias

 

Quinze dias, 14 etapas, mais de 7 mil quilômetros atravessando oito estados brasileiros. A edição dos 30 anos do Sertões BRB, que celebrou ainda o Bicentenário da Independência, foi especialmente extrema e intensa. O maior rally das Américas foi também, em 2022, o maior do mundo. Nada que intimidasse as 13 mulheres que resolveram encarar o desafio. Concluí-lo já seria uma vitória, mas elas resolveram fazer mais.

Primeira piloto a encarar o Sertões, ainda no fim do Século XX, Moara Sacilotti completou sua 22ª participação nas motos no alto do pódio. Pequenina na estatura, mas gigante sobre sua Yamaha WR 450F, a paulista conquistou o título da categoria Moto Over. Superou Laura Lopes, que compete pela Guiana Francesa e, pelo terceiro ano seguido, encarou o rally ao lado do marido, Gerard Pauchet.

Título também nos UTVs, veículos tubulares off-road que se tornaram destaque nas provas de rally cross-country. Pamela Bozzano, que contou com o marido Enio como navegador, levou a melhor na categoria UT3, para modelos com menor preparação. Mais uma faceta numa trajetória esportiva antes marcada pela participação em competições de marcha atlética e hipismo.

Na mesma categoria, Helena Deyama e Cristina Starling garantiram o quarto lugar final. Heleninha é outra das pioneiras do Sertões, movida por uma paixão que a fez criar o projeto MUSA (Mulheres Unidas Sertões Adentro), justamente para ampliar a participação feminina na prova – Moara é outra de suas embaixadoras).

Também houve campeã entre os carros. Christina Xavier foi a navegadora na Mitsubishi L200 Triton comandada por Alessandro Tozoni – juntos, conquistaram o primeiro lugar na classe Super Production. A catarinense Josiane Koerich, a Josi, cumpriu a mesma função na Ford Ranger V8 pilotada por Pedro Prado Neto – ficaram em segundo na categoria T1 Brasil.

Com apenas 19 anos, Nicole Neumann disputou a segunda metade do rally (Sertões Norte) como navegadora e representante da terceira geração da família a encarar a poeira. Sua mãe, Corinna, começou ao lado do pai. Em 2020, Corinna e Nicole viveram a emoção de competir juntas.

Sertões BRB em família também para a paraense Melissa Matsunaga. Seu pai, Julio, que já havia participado nas motos e é o principal incentivador, desta vez foi o navegador da dupla na metade Norte. Ainda nos UTVs, a paraguaia Mirna Martínez; a paulista Minae Miyauti, a brasiliense Cláudia Grandi e a paranaense Luciani Maronezi mostraram garra e resistência.

 

O QUE ELAS DISSERAM

Moara Sacilotti, piloto Moto, campeã Over 45

“Disputar o Sertões 2022 foi antes de tudo um privilégio, estar lá entre os melhores pilotos do Brasil, no maior rally do mundo. Me preparei para esse Sertões durante 35 anos, desde que pilotei uma moto pela primeira vez na vida. Em especial nos últimos 8 meses, com toda dedicação e foco necessários para enfrentar esse enorme desafio. Durante a prova, eu não podia pensar em quantos km teria pela frente, ou quantas horas passaria sobre a moto, ou  nas dores que sentiria. Simplesmente pilotava, um km por vez, com determinação e vontade de vencer.  Passei a liderar na 9ª etapa e foi difícil a partir de então manter a frieza e concentração para continuar a pilotar e navegar com competência. Mas consegui.  Sem olhar para trás, venci cada km desse gigante, e fui mais rápida que 14 concorrentes homens. Vencer pela primeira vez uma categoria masculina foi fruto dessa vida de dedicação ao esporte. Estou muito feliz com o resultado! Vou comemorar para sempre, porque sei o quão difícil foi conquistá-lo. Essa vitória não é só minha, mas de todas as pessoas e empresas que estiveram ao meu lado.  Quero ressaltar minha equipe MUSA – Mulheres Unidas Sertões a Dentro. Nosso trabalho em incentivar a participação feminina nos esportes a motor, mais que isso, mostrar às mulheres que elas podem fazer qualquer coisa desde que pilotem as próprias vidas, ganha muita força com essa vitória.  Não é uma questão de gênero, mas de dedicação e competência.  Sigam seus sonhos, mas não esqueçam que a vida acontece enquanto estamos acordadas!”

 

Pamela Bozzano, piloto, estreante, campeã no UTV3

“Estrear no meu primeiro SERTÕES na edição histórica “o maior rally do mundo” e subir no lugar mais alto do pódio foi uma realização.  Quando meu marido me convidou para mergulhar nesse desafio pensei: vamos lá completar os 14 dias de rally, mas como o esporte e a competitividade moram dentro de mim, queria sim ficar em uma ótima colocação, afinal para mim que sempre fui do esporte, o pódio é sempre o lugar que queremos estar. Mas confesso, não me passava pela cabeça conquistar o lugar mais alto, afinal um rally de muitos dias, com vários pilotos bons. De qualquer maneira, eu tinha a consciência do que eu precisava fazer:  ser constante e tentar chegar todos os dias bem que o resultado viria.  E veio! Vi nesse rally quantas mulheres nos admiram, se espelham, nos acham guerreiras, torcem pela gente.  Meu desejo é que mais mulheres venham participar com a gente, sentir a adrenalina desse esporte maravilhoso. Hoje me sinto realizada em ser a campeã do MAIOR RALLY DO MUNDO.”

 

Helena Deyama, piloto de UTV, uma das mulheres pioneiras no rally

“Foi um grande prazer para nós representar as mulheres com uma dupla 100% feminina no maior rali do mundo! Conseguir concluir uma edição tão difícil conquistando um lugar no pódio, foi uma grande realização na minha carreira de piloto! Não só eu como todas as mulheres que participaram desta edição histórica do Sertões, mostraram a grande força e capacidade feminina, provando que é possível realizar tudo o que nos determinamos a fazer, independente de gênero e força física.”

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

 

 

Comunicação Sertões BRB 30 anos

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Aline Ben da Costa

51.98135 2231

 

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES