O maior rally do mundo promove gestão responsável de resíduos e óleos, plantação de biocápsulas e entrega de filtros de água para comunidade quilombola através de ações de parceiros da competição.

O Sertões BRB vem dando exemplos de parcerias sustentáveis com foco em gestão responsável de resíduos, preservação das árvores e saneamento básico. As ações só foram possíveis através de parceiras que o maior rally do mundo promove junto às empresas Conasa, Lwart e Ambify. As ações aconteceram em várias cidades do percurso, que será concluído em Salinópolis (PA), após 7.202km de percurso.

A Conasa é uma das parceiras que esteve presente durante a passagem do Sertões por Palmas (TO) e Mateiros (TO). Na capital do estado, a empresa patrocinou a gestão de resíduos da Vila Sertões durante os dias 2 e 3 de setembro, quando a competição permaneceu na cidade. A iniciativa também teve como objetivo gerar renda para a comunidade local por meio do trabalho com cooperativas na realização da triagem e destinação dos resíduos gerados.

 

Na cidade de Mateiros, destino da oitava etapa da competição, a Conasa também realizou a entrega de 60 filtros purificadores de água às famílias e à escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança. A localidade não possui saneamento e a água consumida e utilizada pelos moradores provém de córregos e de um poço artesiano. Agora com os filtros a comunidade terá um ativo importante para a saúde da população.

 

Outra iniciativa de destaque é o trabalho da Lwart Soluções Ambientais. A empresa realiza a coleta de óleo lubrificante usado e faz o rerrefino do material que é transformado em óleo básico. O material volta às produtoras de lubrificantes e ao mercado novamente sem causar danos à natureza. Esse trabalho foi realizado em todas as etapas do Sertões BRB, que largou de Foz do Iguaçu (PR) e termina em Salinópolis (PA), mas em Palmas, especialmente, a empresa também pôde realizar a coleta de resíduos sólidos contaminados.

O Sertões BRB também é um evento carbono zero e para isso conta com a parceria da Ambify, empresa do grupo Ambipar, voltada para iniciativas de compensação. Além de compensar todo o carbono emitido para a realização da competição através de ações de preservação e reflorestamentos, a Ambify também realizou uma ação especial na passagem do maior rally do mundo em Palmas.

Outro trabalhado que a Ambify realiza é o de transformação de resíduos em árvores através de biocápsulas. A tecnologia envolve cápsulas de colágeno (resíduo da indústria farmacêutica), sementes nativas e um composto orgânico feito de resíduos da indústria de papel e celulose. A dispersão das biocápsulas é feita através de drones, possibilitando o reflorestamento de áreas remotas. Na Vila Sertões em Palmas foram realizadas oficinas de conscientização e plantação de mudas, onde os participantes saíam com sua biocápsula já plantada em um recipiente próprio.

 

O que eles disseram:

Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões BRB

“O Sertões BRB é um evento carbono zero e essas ações mostram a preocupação do evento com o impacto ambiental e com a intenção de deixar um legado pelas cidades onde passa. Não queremos só passar com os carros acelerando, o Sertões quer deixar uma marca positiva para as cidades anfitriãs. O palco do Sertões é o Brasil e nada mais especial que, através dessa ação, poder também melhorar a qualidade de vida de uma comunidade quilombola como no caso da parceria com a Conasa, por exemplo”.

 

Mario Marcondes Neto, Diretor Presidente da Conasa

 

“Além da doação do filtro destinado a potabilidade da água para todas as famílias da comunidade, promovemos também uma ação de conscientização sobre a importância do consumo de água tratada, numa iniciativa social e educacional que contribui com a saúde dos moradores e com a disseminação de conhecimentos sobre cuidados com a água na ingestão e na preparação dos alimentos.”

 

João Valente, Diretor de Ativos Digitais da Ambipar

“Ser parceiro de um evento de tão grande relevância é uma satisfação para nós. Chegamos para contribuir e fortalecer as ações em benefício à sociedade e ao meio ambiente fazendo do Sertões um evento carbono zero. Esperamos que juntos possamos conscientizar a sociedade sobre a importância do combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente”.

Marcelo Murad, Diretor de Coleta e Logística

“Conseguimos organizar a coleta do óleo usado em todas as cidades onde o Sertões BRB vai passar. Depois nós destinamos esse óleo para rerefino e ele volta para cadeia produtiva podendo ser transformado novamente em lubrificante do ramo automotivo, óleo mineral isolante para transformadores, óleo para pulverização agrícola, produção de graxas para o setor alimentício e até pode ser vendido para outras cadeias como da impermeabilização civil”.

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES BRB 30 anos:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

 

Comunicação Sertões BRB 30 anos

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Daniel Betting

11.97030 7755

Aline Ben da Costa

51.98135 2231

 

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES