O Sertões é também sobre revelar tesouros e promover o turismo no Brasil. Velho conhecido dos competidores, o  Jalapão é um dos maiores tesouros do Sertões e do Brasil. Assim, nada mais apropriado do que batizar a 8a etapa, que larga domingo de Palmas rumo a Mateiros de: ‘Impávido Colosso’.

 

Um dos cenários mais icônicos do Sertões BRB, o Jalapão não poderia ficar de fora do rally, que batizou a oitava etapa da edição de seu 30º aniversário com o nome mais do que apropriado de Impávido Colosso. A caravana saiu de Palmas (TO) neste domingo, rumo ao Jalapão, tendo como destino final Mateiros (TO) na primeira parte da segunda maratona, a etapa que não permite apoio mecânico.

 

A especial, com longos 423 km de trechos cronometrados, contou com a travessia do Rio Prata para depois entrar nas traiçoeiras areias do Deserto do Jalapão, considerado o bicho papão do Sertões. Apesar do nome, o deserto faz parte de uma área classificada geologicamente como um Oásis.

 

Mesmo sendo velho conhecido do Sertões, o melhor das trilhas do gigantesco colosso do Norte, onde nunca ninguém andou nas sete vezes em que o rally esteve por lá, será revelado no maior rally do mundo.

 

Depois de completarem a etapa, os competidores chegarão à cidade de Mateiros, a menor em população dessa edição do Sertões, com cerca de 2 mil habitantes. No parque fechado os pilotos não terão qualquer apoio de suas equipes na manutenção dos veículos, para no dia seguinte partirem rumo a Bom Jesus do Piauí para a última parte de uma série de duas maratonas consecutivas.

 

Jalapão

 

Unidade de conservação brasileira de proteção à natureza, o Parque Estadual do Jalapão está na região leste do estado do Tocantins, foi criado em 12 de janeiro de 2001 e é o maior parque estadual do Tocantins, com uma área de 1.589 km², equivalente ao estado de Sergipe.

 

A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins e é famosa pela produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, principal fonte de renda para as comunidades locais.

 

 

Leonora Guedes, COO do Sertões

“Este é um ano muito especial, pois comemoramos 30 anos e nosso intuito com a realização do maior roteiro de todos é proporcionar aos competidores além de um desafio técnico de alto nível, um roteiro por lugares paradisíacos, verdadeiros tesouros do Brasil e que poucos brasileiros conhecem. E neste aspecto o Tocantins tem uma história de amor com o Sertões, logo não poderíamos realizar essa edição especial sem passar por esse estado que sempre nos acolheu, proporciona as melhores disputas na prova e tem belezas que encantam”

 

SERTÕES 2022

Uma edição histórica! A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também vai homenagear o Bicentenário da Independência.  Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! São 7.202km, dos quais 4.378km de trechos cronometrados. Um roteiro de 15 dias, que cruza as cinco regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades.  Largada e chegada em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abriu a competição e mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA).

 

Comunicação Sertões

 

Meg Cotrim

11.99182 8180

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Daniel Betting

11.97030 7755

Aline Ben da Costa

51.98135 2231

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES