Região de grande potencial turístico, conhecida pela diversidade ecológica e matas preservadas, será o palco da etapa paulista do Sertões Series, marcada para 4 a 6/11, com largada da Ilha Comprida.

 

Roteiro inédito, numa das mais belas áreas remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, com forte potencial turístico. O Vale do Ribeira, ou Vale do Futuro, é o palco da etapa paulista do Sertões Series, marcada para 4 a 6 de novembro. A prova terá um total de 543km, que vai contemplar cinco cidades do Vale do Ribeira – Ilha Comprida, Iguape, Pariquera Açu, Jacupiranga e Cananeia – num roteiro exclusivo e desafiador.

A direção técnica se esmerou para levantar um roteiro técnico e diferenciado, vai mesclar vários tipos de terreno e promover as belezas do Vale do Ribeira. A meta é surpreender e revelar as belezas do litoral de São Paulo.

Ilha Comprida será a cidade anfitriã, na Praia do Boqueirão do Norte. Lá será montada a Vila Sertões, onde ficará toda a estrutura do rally e a Vila do Futuro, um complexo de 500m2. Durante os três dias do Rally estão programadas atividades culturais, exposição de artesanato, gastronomia e arte, que reúnem todas as cidades da região.

O Rally de São Paulo também contará com Zonas de Espectadores nas cidades de Iguape (Praça da Basílica), Jacupiranga (ao lado da Prefeitura) e Pariquera Açu (Praça da Matriz), onde o público poderá interagir com os competidores.

 

O ROTEIRO EM DETALHES

No total serão 543 km, corridos em dois dias, duas etapas diferentes. Segundo a direção técnica, será uma prova desafiadora, que vai integrar cinco cidades do Vale do Ribeira – Ilha Comprida, Iguape, Pariquera Açu, Jacupiranga e Cananeia -, num roteiro exclusivo, mesclando vários tipos de terreno.

1ª. Dia – Sexta 05/11

D.I. 0km – T.E. 254km – D.F 18km

TOTAL: 272KMS.

2º. Dia – Sábado 06/11

D.I. 18km – T.E. 230km – D.F. 23km

TOTAL: 271KMS.

 

CURIOSIDADES

Vale do Ribeira

A região é destacada pela preservação de suas matas e por grande diversidade ecológica. Seus mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil, sendo a maior área contínua de um ecossistema do Brasil. Neste conjunto de áreas preservadas são encontradas importantes comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, imigrantes e uma biodiversidade em plena preservação. Abriga 61% da mata atlântica remanescente no Brasil, 150 000 hectares de restinga e 17 000 de manguezais. Seus ecossistemas aquáticos são formados por rio, estuário e mar; o terrestre por duna, mangue, restinga e floresta ombrófila densa. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade do globo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura declararam o Vale do Ribeira como Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.

 

Ilha Comprida

Localizada no Litoral Sul Paulista, a Ilha Comprida oferece natureza exuberante, aves e botos,  gastronomia caiçara e experiências como o circuito profissional de Cicloturismo, o pôr do sol nas últimas dunas ainda intocadas do Estado de SP e 74 km de praias.   Com 100% de seu território incluído em Área de Proteção Ambiental, a Ilha recebeu os títulos de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, área importante para a conservação das aves no Brasil (BirdLife International) e Sítio do Patrimônio Mundial Natural (Unesco). A Ilha integra ainda o Complexo Estuarino-Lagunar de Cananeia/Iguape/Paranaguá, que protege um dos últimos ecossistemas preservados do litoral brasileiro.

Iguape

Uma cidade que encanta pela sua beleza e tranquilidade, guarda uma imensa riqueza histórica, cultural e ambiental, iniciada com a colonização do Brasil, no início do século XVI. O conjunto urbano do município é de grande relevância, tombado pelo CONDEPHAT, e o primeiro do Estado de São Paulo a ser protegido pelo IPHAN, tendo seu Centro Histórico tombado como Paisagem Cultural. A cidade possui o maior casario colonial preservado do Estado de São Paulo, com diversas casas, igrejas e casarões, localizados em vielas estreitas de paralelepípedos, possibilitando uma imersão ao passado do Brasil. Iguape abriga aproximadamente 70% de área natural protegida, incluindo a Estação Ecológica dos Chauás e cerca de 85% da Estação Ecológica Jureia-Itatins.

Pariquera Açu

Localizada no Litoral Sul paulista, fundado por imigrantes europeus e com fortes vínculos culturais dos colonizadores, tem sua economia baseada na agricultura e no turismo de saúde – devido à existência do hospital regional, que atende todo o Vale do Ribeira. O município conta com vários atrativos turísticos, dentre eles destacam-se o Parque Municipal Casa de Pedra que com suas águas cristalinas formam belas cachoeiras, quedas d’água e piscinas naturais. Lá encontra-se a Casa de Pedra, construída em 1905 por imigrantes alemães com pedras retiradas do próprio rio que a contorna.  Mais acima está a Queda do Exorcismo, na nascente do Rio Pariquera e possui em seu interior uma pequena gruta, acessível com guia; e o Morro da Tríplice Divisa que separa os municípios de Pariquera, Jacupiranga e Cananéia, com exuberante vista. Tem também o Parque Estadual Campina do Encantado – Unidade de Conservação com foco na educação ambiental, proteção e preservação de ecossistema, mais conhecida como “o fogo que sai do chão”. O local tem esse nome devido ao solo rico em substratos orgânicos mal decompostos que concentram gás metano. Na visita guiada, é possível presenciar a demonstração da chama que sai do chão. A fauna é bastante rica com vários tipos de aves como o papagaio-da-cara-roxa, espécie em extinção, e outros animais. Por sua vez, as bromélias são muito comuns formando verdadeiros tapetes no interior da mata, típicas de vegetação de restinga. A cidade é atravessada pelos Rios Pariquera-Açu, Jacupiranga e Pariquera-Mirim, além de outros cursos d’água e ribeirões.

Jacupiranga

Com referências da colonização portuguesa o município ainda mantém alguns casarios coloniais. Sua principal atividade econômica é o cultivo da banana, mas também se destaca na criação de gado bovino e búfalos. O nome da cidade é um termo tupi que significa “jacu vermelho”, um pássaro nativo da região. Dentre os atrativos, estão as festas típicas, além das tradições na cultura católica, como a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa em Louvor à padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Com grande potencial turístico, adeptos do ecoturismo e esportes radicais, Jacupiranga conta com inúmeras cachoeiras e corredeiras, com águas cristalinas e piscosas. Outra atividade explorada é a observação de pássaros, com mais de 300 aves catalogadas. A Fauna e Flora, características da Mata Atlântica do Parque Estadual de Jacupiranga, é rica em espécies animais e vegetais, plantas e flores nativas.  O Parque é uma reserva da Biosfera, tem uma área de 150.000 ha, é o segundo maior em extensão do Estado de São Paulo e abrange os municípios de Eldorado, Jacupiranga, Cajati, Iporanga, Barra do Turvo e Cananéia.

Cananéia

É considerada por alguns historiadores portugueses e espanhóis como a cidade mais antiga do Brasil (cinco meses antes da fundação de São Vicente), mas por falta de documentação oficial que comprove tal fato, São Vicente é oficialmente a cidade mais antiga do Brasil. O centro histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX.

 

ASPAS

Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões

“Será uma prova desafiadora. Tivemos bastante trabalho, mas conseguimos levantar um roteiro diferenciado, técnico, que vai mesclar vários tipos de terreno e promover as belezas do Vale do Ribeira. A prova não será só areia, teremos lama, piçarra, cascalho, vamos subir serra, trilha de mata. Uma prova longa, com duas etapas diferentes, não vamos repetir nada. Nossa meta é surpreender e revelar as belezas de São Paulo.”

 

Aildo Rodrigues, Secretário de Esportes do Estado de São Paulo

“O Rally de São Paulo é um momento absolutamente histórico para o Vale do Ribeira, região de vital importância para o Governo do Estado. Além da emocionante prova, um público enorme poderá conhecer as belezas e atrações do local, inclusive na largada, na bela Ilha Comprida. Será uma honra prestigiar esse evento”.

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Baixe o APP do Sertões – disponível nas versões Android e IOS.

 

Comunicação Sertões

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES