Para ser o primeiro rally do mundo a ter transmissão ao vivo das especiais, evento conta com três links de internet via satélite by HughesNet, gerenciada através da nuvem. A tecnologia está presente em várias áreas do evento.

 

 

Na era da conectividade, o maior rally das Américas vira referência: Pela primeira vez na história, o Sertões transmite programas e boletins ao vivo direto das trilhas, que ficam em lugares inóspitos, através de uma  parceria inédita fechada com a LiveSports, empresa de streaming e desenvolvimento de conteúdo, que vai coordenar as transmissões e produzir os boletins diários durante os dez dias da prova, de 13 a 22 de agosto.

 

Para isso ser possível, o Sertões conta com três links de internet via satélite by HughesNet. A tecnologia é satelital, com soluções de dispositivo na nuvem, que permitem gerenciamento rápido e eficaz do conteúdo digital que está sendo gerado – especialmente imagens com conexão dedicada de alta velocidade a Internet, em qualquer ponto geográfico do trecho cronometrado.

 

Além de levar a competição para os consumidores através de transmissões, outro desafio é conectar todas as áreas do evento. Para atender essa demanda, a Dunas Race – organizadora do Sertões – construiu a Rede Sertões Digital (infra de rede), que oferece suporte para transmissão de informações da organização de prova (equipe técnica), cronometragem, imprensa, imagens ao vivo e suporte aos competidores.

 

Isso é feito com o apoio da HughesNet e da Go2next, que desenhou a arquitetura de solução, distribuição e gerenciamento da rede de dados e segurança. Nas trilhas, o Sertões conta com links de satélite de banda Ka e Ku (tipo de comunicação/frequência); além de fibra ótica em todas as Vilas Sertões.

 

E uma solução está interligada com outra. Para manter a Rede Sertões Digital (velocidade de link, transmissão, usuários conectados etc.) em constante funcionamento existe o NOC – Network Operations Center – que mantém o ambiente operacional de TI o mais estável possível.

 

Este ambiente previne problemas que possam interferir na continuidade do evento. Ou seja: hardwares, sistemas, aplicativos, dispositivos de rede, links de internet e todos os indicadores de Tecnologia da Informação são constantemente monitorados, e, de forma antecipada, geram alarmes personalizados.

 

O objetivo do NOC é melhorar a experiência dos diferentes perfis de usuários do Sertões (cerca de 1.500 pessoas), que querem ter um bom acesso, em alta velocidade, disponibilidade e seguro.

 

Vila Sertões está mais moderna

 

A Vila Sertões é mais que um complexo itinerante formado por grandes carretas, veículos de rally e pessoas circulando de um lado para o outro, sob as mais diversas funções. É na Vila Sertões que bate o coração do maior rally das Américas.

 

Em 2021, a novidade está na Sala de Inteligência, com três TVs que mostram os resultados do dia e ordem de largada da etapa seguinte. As TVs transformaram-se no novo mural da secretaria de prova, diminuindo o consumo de papel e, claro, trazendo o clima de modernidade. O objetivo é maximizar as políticas de sustentabilidade e reduzir a emissão de CO2.

 

Outra TV traz imagens em tempo real da localização dos competidores em todo o trecho da etapa, o que permite total controle da competição e assistência em qualquer eventualidade. Esse rastreamento é possível graças ao STELLA, um dispositivo fixo ao veículo durante todo o Sertões (uma espécie de GPS). Além disso, o STELLA auxilia nas ultrapassagens, emitindo um sinal de alerta sonoro para o competidor, como aviso de que o adversário está se aproximando e precisa de passagem. Esse alerta começa a ser emitido com 600 metros de distância entre os veículos.

 

Saiba mais sobre tecnologias no Sertões

 

ConverSat

Trata-se de um aplicativo instalado no celular que envia e recebe mensagens de texto através da Internet ou via satélite. Facilita a comunicação entre competidores, equipes de apoio e organização no envio de mensagens e localização, mesmo quando não há internet da rede de telefonia. Nestes casos, a transmissão é feita via satélite.

O App ConverSAT se comunica com a antena satelital usando Bluetooth.

 

Smart Driving Labs

Os carros da organização do Sertões são conectados por meio de uma tecnologia de monitoramento, em tempo real, que contribui para maior segurança durante o percurso e responsabilidade ao volante.

O sistema registra parâmetros vitais como velocidade média, freadas bruscas, eventuais problemas técnicos nos veículos, entre outros.

 

Pulseiras RFID (Radio Frequency Identification)

Cada integrante do Sertões recebe uma pulseira de identificação por radiofrequência. É uma tecnologia versátil para identificar as pessoas, rastrear, gerenciar e controlar os acessos.  No Sertões, essa pulseira permite mapear todas as informações do usuário (inclusive médicas), facilitando o monitoramento das pessoas no evento.  As informações podem ser lidas por meio de um coletor específico e pelo celular, com um código QR Code.

 

 

Áreas com cobertura Wi-Fi:

Vila Sertões, Lounge, Organização, Secretaria de prova; Sala de imprensa, cronometragem, TV Sertões. A internet oficial do Sertões 2021 é oferecida pela HughesNet, líder mundial em Internet via Satélite. Neste terceiro ano de parceria consecutiva, a HughesNet possibilita as transmissões ao vivo do Sertões em locais remotos, através de seus satélites exclusivos, melhorando a experiência dos espectadores e consequentemente, o engajamento.

 

 

Comunicação Sertões

Meg Cotrim

11 99182-8180

 

Isis Moretti

11 94241-7141

 

Rodrigo Gini

31 99616-4179

 

 

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES