Na trilha de Lampião, Sertões promove o Raso da Catarina

 

A sétima etapa do maior rally das Américas promoveu a Reserva Ecológica do Raso da Catarina. Visuais deslumbrantes dos cânions que lembram uma grande catedral gótica encantaram os competidores. Sertões entra na reta final. Chega a Tamandaré (PE), seu destino final, neste domingo, 22/08

 

Não dava para fazer um roteiro 100% Sertão sem falar do cangaço e de Lampião. A sétima etapa, realizada nesta sexta feira, batizada de Lampião, evidenciou as belezas desse santuário ecológico. Foi batizada com esse nome porque passou exatamente no lugar em que o Capitão Virgulino Ferreira escolheu para se esconder dos coronéis do Sertão.

Localizado entre os municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé, o Raso da Catarina não é terra somente de Lampião. Conta a história que a mulher que deu nome ao lugar era dona da Fazenda Catarina, que existe até hoje. Ela lutou bravamente contra a seca da região, mas uma nuvem de gafanhotos destruiu sua plantação de milho e feijão. Hoje, seu espírito protege os vaqueiros e os ajuda a encontrar animais perdidos.

Já o nome Raso refere-se ao relevo do lugar, quase que na totalidade plano com vegetação rasteira. A seca é comum, com temperaturas que atingem os 43 graus (mas a noite, pode cair para 10 graus).

 

Fato é que, ao passar pelo Raso da Catarina,  o Sertões presenteou os competidores, além de promover esse destino turístico. Pilotos aceleraram por longas retas em alta velocidade  com o visual dos cânions na chamada Baixa do Chico. Ali, as formações rochosas esculpidas pelo vento parecem castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez e, ainda, uma grande catedral gótica.

A perfeição da natureza diante dos olhos! Entretanto, o presente foi para o Brasil e o mundo que, com as imagens espetaculares geradas pelo maior rally das Américas, passam a conhecer o terceiro tesouro nacional desta 29ª edição.

 

O Sertões entra na reta final. Faltam poucos quilômetros para a maior competição de rally cross-country das Américas alcançar o seu destino: a Praia de Carneiros, em Tamandaré (PE), neste domingo, dia 22.

 

 

 

Comunicação Sertões

Meg Cotrim

11 99182-8180

 

Isis Moretti

11 94241-7141

 

Rodrigo Gini

31 99616-4179

 

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES