Sertões Ambiental: de olho na sustentabilidade

Edição 2020 do maior rally das Américas encampou uma série de iniciativas em prol do meio ambiente e do acesso à água de qualidade ao longo dos 5 000 quilômetros do percurso; parceria com entidades como Mídia Sustentável e Florecer Brasil viabilizaram tais ações

Assista a um resumo das ações ambientais no link a seguir:

 

O Sertões é um evento apaixonado pelo Brasil e suas belezas. A longevidade do maior rally das Américas depende diretamente da preservação de seu palco principal: os ricos biomas encontrados ao longo do percurso de cada edição. Por essa razão, em 2020 foi dada a largada para a conscientização ambiental de todos os envolvidos na prova: organização, competidores e comunidade local. Para cumprir tal missão, o Sertões foi em busca de parceiros com experiência comprovada na defesa de nosso meio-ambiente.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos com a corealização do trabalho ambiental dentro das bolhas durante o Sertões 2020. Nosso objetivo foi fazer um grande diagnóstico do evento e desenvolver ferramentas que possam reduzir seus impactos”, afirma Caio Queiroz, CEO da Aguama e da Mídia Sustentável. “O rally movimenta mais de 1.500 pessoas, por meio de centenas de veículos automotores, para localidades cuja densidade populacional é muitas vezes inferior a menor que esse número. Ou seja, o impacto causado por essa passagem pode ser superior a capacidade dessas cidades em absorver essa demanda extra de trabalho. E qualquer resíduo deixado pelo caminho representa um risco para a biodiversidade do ecosistema.”

As ações “de guerrrilha” do Sertões Ambiental ficaram focadas na gestão de resíduos, principalmente no recolhimento e processamento de 4.000 litros de óleo lubrificante (90% desse volume foi descartado corretamente ao longo do percurso, e os 10% restantes foram destinados para co-processamento), além da educação ambiental e sensibilização dos competidores do rally e monitoramento do trabalho da equipe Limpa-Trilha. “Se há um acidente no qual acontece vazamento de óleo ou combustível no solo, nós efetuamos a raspagem do solo para que não haja contaminação de lençóis freáticos ou nascente de rios”, diz Mauricio Menella, biólogo e líder da equipe Limpa Trilha, que recolhe todos os pedaços de carro, peças e outros detritos que eventualmente ficam pelo caminho após cada etapa do Sertões.

Fora isso, foram distribuídos aos participantes cerca de 2.000 saquinhos de lixo ecológicos para a alavanca de câmbio dos carros, além de 1.000 porta-bitucas de cigarros feitos de bambu. A equipe ambiental do maior rally das Américas gerou 132 empregos diretos e 20 indiretos. Das 16,5 toneladas de resíduos gerados pela prova, 10% foi reciclado. Os outros 90% foi direcionado para aterros sanitários e lixões.

Acesso à água de qualidade – Outro objetivo traçado para esta edição do Sertões visou atender uma necessidade básica de qualquer comunidade, ainda mais em um período de pandemia: o hábito de lavar as mãos. Em parceria com a empresa social de impacto Florecer Brasil e com o Grupo Europa, foram instalados lavatórios feitos a partir de grandes tonéis de lata, em locais cuja disponibilidade de água potável ou saneamento básico é escasso.

O Grupo Europa também doou 80 purificadores portáteis de água Europa MOV para a organização do Sertões, e viabilizou a instalação de 9 hidropontos (um em cada bolha do percurso deste ano). Durante a pandemia, o projeto Florecer Brasil já instalou 300 unidades de lavatórios em cinco estados do Brasil, e estima-se que mais de 650.000 pessoas foram diretamente impactadas pela iniciativa.

“Queremos garantir o acesso à água de qualidade ao maior número de pessoas possível pelo Brasil afora. Com esta parceria, o objetivo é conseguir levar água aos lugares afastados que a prova alcança”, afirma Monica Ventura, gerente de marketing da Europa Brasil.

“A Florescer Brasil atua há 3 anos apoiada em pilares estratégicos de EESG (sigla em inglês para ações que envolvem preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa) e acredita na importância de fazer a diferença e contribuir para bem estar da sociedade. Escolhemos ser parceiros do Rally dos Sertões nessa jornada pelo propósito e esperamos levar mais saúde e qualidade, ajudando a transformar muitas vidas através da água”, diz Felipe Gregório, responsável pelo projeto Florescer Brasil.

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES 2020

CONFIRA O VÍDEO DO SERTÕES NA MÍDIA NO LANÇAMENTO DO ROTEIRO 2020