Cabines de telemedicina do SAS Brasil vencem prêmio de inovação

Ação social oficial do Sertões levou a terceira edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica na categoria Medicina Social; três das cinco Unidades de Teleatendimento (UTAs) previstas já foram instaladas em algumas cidades do percurso da edição 2020 do maior Rally das Américas

Acostumado a distribuir troféus a seus participantes, o maior Rally das Américas agora orgulha-se de estar do outro lado da cerimônia de premiação. O SAS Brasil, ação social oficial do Sertões desde 2013, foi anunciado vencedor na noite desta quarta-feira, 9/12, da terceira edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. O projeto das cabines de telemedicina, parte integrante das Unidades de Teleatendimento (UTAs), foi eleito o mais inovador do ano na categoria Medicina Social.

Em 2020, a láurea idealizada pela prestigiada revista Veja Saúde, em parceria com grupo controlador de importantes centros de medicina diagnóstica como o Laboratório Delboni Auriemo, teve como objetivo reconhecer pesquisas e ações assistenciais e educativas que, direta ou indiretamente, fizeram diferença na luta contra o coronavírus. Inscreveram-se na premiação 76 trabalhos em cinco categorias (Prevenção, Medicina diagnóstica, Genética, Tratamento e Medicina Social).

A categoria na qual o projeto do SAS Brasil concorreu reuniu projetos assistenciais ou educativos concebidos com a meta de promover o acesso dos cidadãos a recursos que beneficiem a saúde. O júri técnico e científico do Prêmio Abril & Dasa contou com 12 grandes nomes da medicina brasileira, como o infectologista Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, e a microbiologista Natalia Pasternak, diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência.

A pandemia afetou diretamente o formato da parceria entre o Sertões o SAS Brasil. Este ano, o grupo de médicos voluntários que tradicionalmente acompanha a caravana do maior Rally das Américas não viajou presencialmente, mas tampouco abandonou as comunidades por onde a prova passou. A ação social criou o conceito das Unidades de Teleatendimento (UTAs), cujo objetivo é levar medicina de qualidade às regiões afastadas e necessitadas. Dentro de cada UTA foi instalada uma cabine de telemedicina, estrutura fisicamente parecida com um caixa eletrônico, que permite a consulta com até 16 especialidades médicas de forma remota e segura.

Ao contrário das caravanas, que passam alguns dias em cada localidade, as UTAs propocionarão um acompanhamento de longo prazo, afinal ficarão sediadas em cada ponto pelo prazo mínimo de um ano. São previstos cerca de 500 atendimentos por mês em cada instalação. A primeira Unidade de Teleatendimento entregue pelo SAS Brasil já encontra-se em funcionamento na cidade de Cavalcante, próxima à Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás.

Outras duas UTAs já foram instaladas em Campos Belos (GO) e no Preá (CE). Até o final do ano a quarta unidade será entregue em Santo Amaro (MA) e existe a previsão de funcionamento de uma UTA móvel que inaugurará seus atendimentos na região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Além da parceria com o Sertões, o SAS Brasil conta com o apoio de instituições de relevância como o Hospital Albert Einstein e a faculdade São Leopoldo Mandic. Mas a organização também depende de doações voluntárias, seja de pessoas física ou jurídica, através do site: https://sasbrasil.org.br/doeagora/

 

O que eles disseram

Diogo Sponchiato, redator-chefe da revista Veja Saúde

“A premiação para o SAS Brasil, com base na análise de um júri técnico, destaca o trabalho de médicos e tantos outros voluntários que uniram empenho, tecnologia, saúde de qualidade e abordagem assistencial num país marcado por tantas desigualdades. Muito além da telemedicina, o olhar e a ação in loco para atender as comunidades fazem toda a diferença.”

Adriana Mallet, coordenadora médica do SAS Brasil

“É uma honra ganhar um prêmio que atesta a importância da inovação em saúde no país durante um período tão difícil. Levamos atendimento médico gratuito de forma digital e inovadora para milhares de pessoas. Nossa expectativa é que a telemedicina se torne aliada da saúde pública do Brasil para além da Covid-19.”

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

“Esse conceituado prêmio reconhece os esforços e eficiência do trabalho de todos os voluntários e profissionais do SAS Brasil, que é o braço social do Sertões. Todos os anos, principalmente neste duramente afetado pela pandemia de coronavírus, nossa parceria leva alegria e saúde para comunidades remotas e carentes dentro e fora do percurso do maior rally das Américas.”

Sobre o Sertões 2020

Um ano diferente pedia um Sertões diferente. O maior rally das Américas se transformou no “Rally da Solidariedade”. A 28ª edição da prova trouxe adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano foi levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Em 2020, a ação social do Sertões esteve focada em dois pilares: 1. Saúde: a instalação de unidades de teleatendimento médico gratuito de qualidade, projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil;  2. Legado econômico: Ação coordenada com o SEBRAE em apoio à campanha ‘COMPRE DO PEQUENO’ de aquisição de mais de 12.000 cestas básicas de pequenos produtores locais e que foram distribuídas nas regiões aos que estão sem trabalho e renda. O lado competitivo da prova foi adaptado e trouxe um protocolo de segurança especial com 10 medidas. A caravana ficou isolada em bolhas durante o percurso, em acampamentos fechados. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:

Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial
Youtube.com/sertoesoficial
Twitter.com/sertoesoficial

 

Comunicação – Sertões
Meg Cotrim: + 55 11 99182 8180
Alexandre Salvador: + 55 11 99625 1054

Leave A Comment

ASSISTA AO MANIFESTO SERTÕES