O Sertões promove a economia e divulga as belezas das cidades por onde passa. Esse ano, o maior rally das Américas vai passar por nove cidades, largando de Campo Grande – MS dia 24/08 e chegando nas dunas de Aquiraz – CE, dia 1º/09.
O grande objetivo do Sertões é retribuir o carinho e a atenção com que a população sertaneja recebe pilotos e equipes. As iniciativas de engajamento com as cidades anfitriãs começam pelo projeto social da prova, Saúde e Alegria no Sertões, que leva atendimento médico gratuito e especializado para cada uma das cidades por onde a o rally vai passar, e a promoção de um concurso de redação para crianças da rede municipal, que vai premiar o vencedor.
Para movimentar a economia e valorizar os pratos típicos das cidades, promoveu o concurso – Sabores do Sertões, além da implantação de praça de alimentação e feira de artesanato dentro da Vila Sertões, local onde as equipes e organização montam toda sua estrutura em cada cidade.
Contexto: Poucos eventos esportivos no Brasil estão prestes a completar 27 edições de existência. Um dos segredos da longevidade do Sertões é a relação de longo prazo que os organizadores procuram estabelecer com as cidades do Sertão e com a população que lá vive.
O projeto Social do Sertões, S.A.S., é provavelmente o mais abrangente entre todas as ações sociais ligadas ao esporte no país. Mais de 60 médicos voluntários viajam acompanhando a prova em quatro carretas ambulatório. Eles atendem a população nas especialidades de oftalmologia pediátrica (óculos para as crianças), ginecologia, oncologia, dermatologia e odontologia. Em casos de pacientes mais graves o S.A.S. continua com o tratamento depois da prova através da telemedicina. O projeto é apoiado pelo Hospital Albert Einstein e pela farmacêutica Roche.
Sugestões de pauta:
Como o projeto social do Sertões se transformou em referência no campo da assistência médica?
Mais de 4 mil crianças se inscreveram no concurso de redação do Sertões. O que será que elas pensam do Brasil de hoje? Como funciona o concurso?
O que há de tão especial na gastronomia do Sertão?
Qual é o impacto econômico da passagem do Sertões pelas cidades anfitriãs? Como as cidades se organizam para receber a prova e seus mais de 300 participantes.
Qual o critério para escolha dos nomes das etapas?
Que legado o Sertões deixa pelas cidades por onde passa? Como isso reflete na vida da população local.
O Roteiro do Sertões 2019
As cidades por onde o Sertões vai passar:
24/08 – Campo Grande – Super Prime 120 anos
1º dia – 25/08 – Etapa Costa Rica do Brasil
Campo Grande – MS/ Costa Rica – MS
2ª dia – 26/08 – Etapa – Serra do Roncador
Costa Rica – MS/ Barra do Garças – MT
3ª dia – 27/08 – Etapa Piraíbas
Barra do Garças – MT/ São Miguel do Araguaia – GO
4ª dia – 28/08 – Etapa Catedral
São Miguel do Araguaia – GO/ Porto Nacional – TO
5ª dia – 29/08 – Etapa Capim Dourado
Porto Nacional – TO/ São Félix do Tocantins – TO
6ª dia – 30/08 – Etapa Cânions do Viana
São Félix do Tocantins – TO/ Bom Jesus – PI
7ª dia – 31/08 – Etapa Cânions do Poty
Bom Jesus – PI/ Crateús – CE
8ª dia – 01/09 – Etapa Primeira Capital
Crateús – CE/ Aquiraz – CE
Contatos:
Mario Andrada – (021) 9 81 41 28 12
Meg Cotrim – (011) 9 91 82 81 80
midia@sertoes.com.br