categoria moto

Em duas rodas tudo fica com mais aventura.

Desbrave as raízes do interior do Brasil através de duas rodas, realize saltos insanos e aterrizagens de encher os olhos. Isso é participar do Sertões no limite da adrenalina com muita terra, velocidade, voos e superação! Conheça as categorias.

MARATHON

Modalidade de acesso destinada a pilotos iniciantes, as motos desta categoria devem ser produzidas no Brasil e ter até 700cc. A motocicleta deve ser original de fábrica, sendo que os seguintes itens podem ser alterados: pneus e rodas livres; tanque de combustível e bancos livres; somente um chassi por moto e original, sendo permitidos apenas reforços; escapamento livre, inclusive curvas com limite de 115dB; preparação interna da suspensão dianteira e do amortecedor traseiro livre; transmissão secundaria livre; mudança interna da caixa de ar para adaptação de filtro de espuma; guidões com controles e cabos livres; pedaleiras e controles de marcha e freio livres. A preparação do motor é liberada, porém apenas um motor original e um de reserva poderá ser utilizado durante toda a prova.

Poeira, lama, calor de derreter os miolos ou frio úmido, nas madrugadas, estradas de asfalto e terra, picadas na mata, desfiladeiros e planícies. Atravessar grandes cidades e pequenos vilarejos, em contato com povos hospitaleiros e de uma simplicidade emocionante.

SUPER PRODUCTION

Principal categoria das motos, podem competir nessa categoria motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250cc até 1300cc com preparação livre.

PRODUCTION ABERTA

Motocicletas originais de fábrica até 700cc 2 e 4 tempos, seguindo as normas FIM. A preparação do motor é livre, porém assim como na categoria Marathon, apenas um motor original e um reserva poderá ser utilizado durante toda a prova.

OVER 45

Destinada a pilotos veteranos, apenas competidores a partir de 45 anos podem participar. São liberadas motocicletas de fabricação nacional ou importadas com as características técnicas da categoria Super Production.

RALLY BRASIL

Essa categoria é dedicada para motocicletas de trail e enduro com motor de até 300cc de 2 a 4 tempos, produzidas no Brasil A preparação é livre.

SELF

Ao contrário da grande maioria dos competidores acompanhados por equipe de apoio, os pilotos da categoria self participam do Sertões sem qualquer assistência. São autônomos na manutenção de seus veículos durante as etapas da competição. A organização disponibiliza espaço para o competidor transportar peças, ferramentas e equipamentos.

BRASIL – CRF250 CC

Categoria exclusiva para participantes que conduzem a motocicleta Honda CRF250cc fabricadas no Brasil.